quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Rosca

Pao doce básico (RECEITA DA ENY)

Massa básica doce

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
100g de fermento fresco
200g de açúcar
200g de margarina
5 ovos
1 pitada de sal
1/4 de litro de água (aproximadamente)

Modo de preparo: Coloque na batedeira, ou em uma superfície lisa, 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouco de água. Faça uma esponjinha e deixe descansar durante 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Espere o crescimento durante 30 minutos, cobrindo com um pano. Após este crescimento faça os modelos recheando-os a seu gosto, coloque nas assadeiras untadas e polvilhadas com farinha de trigo, pincele com ovos batidos e espere novamente o crescimento até quase atingir o seu dobro. Após tudo pronto, torne a pincelar com ovos batidos e leve para assar em forno pré-aquecido. Temperatura do forno: 200 graus
Duração do forno: 20 minutos aproximadamente

Variedades: Pães doces, brioches, bisnaguinhas de festas, formas de leite, roscas de coco, ricota, creme, frutas, etc.

Feita a massa...

para a rosca de coco depois de feita a massa abra com espessura de 1 dedo, passe manteiga, menos na beirada, senao nao cola quando enrolar, polvilha açucar cristal, coco ralado umedecido com leite de coco, mais açucar cristal e canela, enrola bem apertado, forra uma assadeira com papel manteiga e unta, corte o rolo em fatias de uns 3 dedos e coloque em pé lado a lado, deixando a ponta final para dentro, de forma que quando crescer encostam uns nos outros e nao permite que desenrolem.pincela ovo batido, deixa crescer e assa.

enquanto assa, faz o brilho.

leve ao fogo agua com corante amarelo e açucar e ferva, dissolva maisena em agua e vá adicionando na agua colorida até dar o ponto de creme ralo.
para 2 xic da agua fervente dissolva umas 3 colh. de sopa de maisena em uma xic de agua...passe com pincel esse brilho nos paes assim que saem do forno. deixe acumular o creme onde deseja que fique mais grosso.

9 comentários:

  1. hummmmmmmmmmmm
    descobri seu blog , que delicia , vou experimentar aos poucos ....bom dia

    ResponderExcluir
  2. Luisa fique a vontade!!! é um prazer conhecê-la, tambem gostei do seu blog de crochê... bjsss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Quando faz o pão doce ,coloca o creme antes ou depois, vc pode me orientar ficarei grato

    ResponderExcluir
  4. Se o creme for forneavel pode por antes de assar... se não, não pode...

    ResponderExcluir
  5. acho que me lembro de voce na escola, voce estudou no rosa aqui no jd dabril? vc e irma da aline eu estudei com a aline. Eu sou cunhada da Renata que por coincidencia e irma da sua cunhada Raquel, parabens pelos seus bolos sao lindos eu tambem adoro fazer doces.

    ResponderExcluir
  6. Sério! que legal! e como é seu nome????

    ResponderExcluir
  7. SOU DE CAMPO GRANDE-MS, AMEI SEU TRABALHO SUAS MÃOS SÃO ABENÇOADAS, PENA QUE ESTA TÃO DISTANTE SENÃO ARRISCARIA UMAS AULAS,PORQUE NUNCA FOI BOA PARA COZINHAR. QUE DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO...CRIS

    ResponderExcluir
  8. oi como faz aquele creme amarelo que tem nos paes doces .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja a receita aqui http://trireceitas.blogspot.com.br/2010/07/pao-doce.html

      Excluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre!