quarta-feira, 24 de março de 2010

Galinhada - Comidinha Mineira


Delicia de Galinhada, essa comidinha tipicamente mineira, embora não seja exclusividade de Minas Gerais, mas cada lugar faz de um jeito diferente, mesmo dentro de Minas. Eu aprendi em Uberaba, e mesmo lá cada um tem seu segredinho, uma não é igual a outra. Mas o básico é assim, e fica tão saboroso, hmmmmm. E é super fácil de fazer... geralmente eu faço no dia que eu to morrendo de preguiça de fazer almoço! acompanha uma saladinha e pronto, fica todo mundo feliz porque a familia simplesmente adora!

1 - Pica 1 cebola inteira e coloca pra refogar com um pouco de óleo
2 - Enquanto isso corte 1 peito de frango em cubinhos ou tirinhas
3 - Vai dando uma mexida na cebola pra ela torrar por igual, tem que ficar bem torradinha (pretinha)
4 - Coloca o frango e um ou 2 cubos de caldo de frango, 2 dentes de alho amassado, um pouquinho de cheiro verde bem picadinho se gostar. Vai mexendo... a cebola torrada vai derretendo e dando cor no frango.
5 - Quando o frango estiver refogado coloque 1 lata de milho verde sem agua (um bom mineiro usaria milho da espiga mesmo, mas eu como boa paulista...).
6 - Coloca 1 e 1/2 ou 2 xic. de arroz, refoga um pouquinho.
7 - Coloca agua (a quantidade vai depender do jeito que vc gosta do arroz, mais cozido ou mais ao dente, eu coloco até cobrir o arroz e depois se achar que precisa de mais vou acrescentando)
8 - Quando estiver secando tampar e abaixar o fogo.

SIRVA COM SALADA E SE TIVER UM FEIJÃOZINHO FEITO NA HORA TAMBEM CAI MUITO BEM.




6 comentários:

  1. Hummm tá com uma cara ótima! Eu adoro galinhada!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Agora me ferrei com esse negocio de Blog ... Fico passando aqui e batata ... Vou engordar tudo denovo ... Maravilha de comidinha mineira.. Vc é mineirinha é?

    ResponderExcluir
  3. Não Andréa, sou paulista de Osasco, vizinha da Cleusinha! mas sou filha de Mineiro! e já morei em Minas tambem!

    ResponderExcluir
  4. Galinhada é mesmo uam delícia, aqui em casa sempre tem. Aprendi alguns truquem em Goiás, qdo morei lá e agora, mineira adotada que sou, agreguei outros truques pro prato.
    Para corar, antes de qq coisa na panela eu queimo um pouco de aaçúcar, só depois ponho óleo e a cebola e não a deixo torrar como vc, qdo ela está transparente eu acrescento o frango, que pode ser também picado à passarinho. E o cheiro verde, deixamos pro final, fica mais gostoso do que misturado ao arroz no cozimento.

    Bjocas
    Paty

    ResponderExcluir
  5. rssss como eu comentei... cada um tem o seu jeitinho!!! =D
    Mas eu acho que o sabor da cebola torrada é que faz toda a diferença! experimente!!!

    bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Lais, eu realmente queimo a cebola, ela chega a ficar preta, mas assim que ficar preta coloque o frango, enquanto vai refogando o frango a cebola vai desaparecendo e só fica a cor e o sabor que faz toda a diferença! NÃO FICA COM GOSTO DE QUEIMADO NÃO! pode confiar! ehehehe

    beijão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre!