quinta-feira, 22 de julho de 2010

TOMATES VERDES FRITOS

Tomates Verdes Fritos servidos quentes no Café da Parada do Apito...

Assisti esse filme ha muitos anos atrás, e também li o livro. Uma bela e comovente história de amizade... Na época ficava imaginando o quanto devia ser ruim! rsss Eu não gosto de tomates verdes e imagine fritos!!! Mas recentemente ganhei um DVD do filme da minha querida amiga Arlette Claussen. Ao relembrar a história fiquei mais interessada nesta receita, embora ainda não acreditando muito...
Pesquisei e encontrei diversas receitas, testei 3 e achei essa da Elvira's Bristot de longe a melhor... deve ser inclusive melhor até que os servidos na parada do apito!

Eu simplesmente adoreiiiiii! pensei que ia fazer só uma vez pela curiosidade, mas com certeza vou fazer muitas vezes! meu marido ja pediu pra fazer amanhã de novo!


Então vamos a receita

- 2 tomates verdes ou muito pouco maduros
- 6 azeitonas descaroçadas picadas (verdes ou pretas)
- folhas de salsinha
- farinha de trigo
- 2 ovos batidos com sal, pimenta do reino e 1 pitada de oregano
- farinha de rosca*
- óleo

* Bata um pão amanhecido no liquidificador ou triturador. Se o pão não estiver muito duro ainda, coloque 1 minuto no microondas, ele vai ficar durinho e pronto pra ser triturado. Essa farinha fica mais suave do que a farinha de rosca comprada.

como fazer

Cortar os tomates em rodelas finas e eliminar as sementes (fica bem melhor sem as sementes, acredite!). Fatiar as azeitonas. Entre cada 2 rodelas de tomate, colocar pedaços de azeitonas e salsinha picada.

Passar cada conjunto de rodelas de tomate por farinha e depois pelos ovos batidos previamente temperados com sal e pimenta. Passar por último na farinha de rosca.

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira e fritar os empanados de tomate até ficarem dourados e crocantes. Escorrer sobre papel toalha e transferir para um prato de servir. Guarnecer com folhas de salsa e servir em seguida.



11 comentários:

  1. tambem assisti a esee filme lindo!!!e..tentei fazer os tomates fritos..mas..não acertei..gostei da receita e vou tentar fazer..bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Cheguei aqui no seu blog pelo blog da Iliane.
    Adorei suas receitas, já anotei algumas..ehehe.
    E estes tomates são super novidade para mim, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pior que ontem comprei tomate verde pra fazer exatamente isso... Como você adivinhou?

    ResponderExcluir
  4. Oi Trícia, mas que maravilha de receita mesmo heim? A Elvira é muito talentosa, é uma das minhas cozinheiras preferidas! Sou fãzona dela! E você reproduziu a receita com muita competência porque ficaram lindos os tomates. Tentei fazer há muitos anos atrás mas não acertei, vou tentar esta agora.
    Parabéns!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Tricia...eu fiz e adorei!!
    Só que peguei uma receita na net mais simplesinha do que a sua. Somente com uma fatia empanada, sem o "recheio" de azeitonas!
    Mas ficou ó-t-i-m-o!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ne eu fiz assim tambem, tambem fica muito bom, mas experimente um dia com as azeitonas, dá um tcham a mais, rsss a não ser que vc não goste, aí deixa pra lá, rsss

    É bom de todo jeito!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro azeitona! Eu só não fiz do teu modo pq fiquei com medo de não conseguir empanar e na hora de fritar abrir tudo!rs
    Sabe como é...sou marinheira de primeira viagem e ainda apanho ás vezes com algumas receitas!!!

    ResponderExcluir
  8. Elaine, eu tambem achei que ia ser complicado... que ia abrir e não ia dar nada certo... mas olha não da trabalho nenhum, corta as fatias com +- meio centimetro, coloca as azeitonas fatiadinhas e fecha, empana e pronto, só fritar, não abre de jeito nenhum! facinho facinho...
    e a sra não é marinheira de primeira viajem coisa nenhuma!!! rssss

    ResponderExcluir
  9. rsss!
    Brigaduu pela dica...Prometo tentar pra ver se vou ser capaz! Realmente parece fácil, é só questão de arriscar né!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Assisti este filme e nunca mais esqueci. Não me lembro do nome dos personagens mas as cenas foram marcantes. Sentimentos amorosos, inocência dos adolescentes e tragédias mortais que leva os nossos parentes. Doença do alcoolismo e machismo do homem sobre a mulher que lhe serve de saco de pancadas. Tudo finalmente termina com soluções drasticas. Um abraço para você que criou este bonito site com deliciosas sugestões.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre!