terça-feira, 6 de novembro de 2012

Receita: Bolo de Espinafre


Esse bolo tem muitas calorias como qualquer outro, mas em vez de calorias vazias, vai acompanhado de todas as propriedades nutritivas do Espinafre.

Quem não lembra do marinheiro Popeye? Ele comia espinafre toda vez que ficava fraco e precisa vencer o Brutus. Pois é, o espinafre é realmente uma ótima fonte de vitaminas e minerais que ajudam na construção muscular e, entre muitas outras propriedades, a combater a fadiga. Não é a toa que o marinheiro sempre vencia.


Ele é rico em betacaroteno, luteína,vitaminas A e do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio e ferro. Tudo isso faz com que ele ajude na formação dos dentes, ossos, construção muscular, manutenção da visão, fortalecimento das gengivas e na coagulação sanguínea. Perfeito para ser consumido por quem está em fase de crescimento: as crianças.
É recomendado para quem te anemia, suas fibras ajudam a reduzir o colesterol, combate a pressão alta, artrites, escorbuto e diarréias. Além de ser benéfico para quem tem diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, problemas gastrointestinais e para grávidas, pois possui ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
Também é um leve laxante e alcalinizante.
Além disso, devido a sua excelente potência antioxidante, está em primeiro lugar como alimento mais consumido por pessoas que não tem câncer.



Voltanto ao bolo. Fica muito gostoso, não fica com sabor espinafre, e qualquer um vai comer e lamber os dedos! Você pode fazer ele verdinho se quiser, mas para quem tem criança é melhor disfarçar de bolo de chocolate como eu fiz.

Agora vamos a receita:

Massa:
6 ovos1 xicara de oleo1 maço de espinafre (só as folhas, sem talinhos)2 xicaras de açúcar3 xícaras de farinha de trigo3 colheres de sopa de cacau em pó (opcional, não coloque se quiser o bolo verde!)1 colher de sopa de fermento em pó
Bata os ovos e oleo no liquidificador e vá colocando as folhas de espinafre aos poucos, depois coloque o açucar e bata mais um pouco, (acrescente o cacau nessa hora se quiser).Em outra vasilha misture com a farinha e o fermento.Leve ao forno médio
Calda
1 lata de leite condensado1 colher de manteiga3 colheres de achocolatado100 ml de leite
Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar um pouco. Essa calda fica um pouco rala para penetrar bem no bolo.
Retire o bolo do forno e corte em quadradinhos e depois jogue a calda por cima.

4 comentários:

  1. Nossa não consigo imaginar - de espinafreeeee?! Será!? Fiquei curiosa pra experimentar!!! :) Bjo, Pam.


    www.labculinario.com

    ResponderExcluir
  2. Não é rico em colesterol também com tanto ovo?? Hehehe! Mas que parece bom, parece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ta enganada Priscila! ha muito que o ovo deixou de ser o vilão! Trata-se de uma excelente fonte de vitaminas A e do complexo B e de carotenoides, que colaboram na prevenção de doenças degenerativas. Também é rico em minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. E, segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o valor nutricional de sua proteína pode ser comparado ao do leite materno, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Quanto a quantidade de colesterol, pode-se consumir 1 unidade por dia... se comer o bolo inteiro acho que vai ser muito mesmo ehehhehehe, mas dá pra comer umas boas fatias sem se preocupar! E qual bolo não vai ovo??? ehehehhe

      Excluir
    2. Bom saber Trícia, pq eu quando tenho alguma receita de bolo que leva 4 ovos já fico com dor na consciência...eheheh. Obrigada pela dica. Vou testar essa receita!

      Excluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre!