quarta-feira, 14 de maio de 2008

Rocambole Suiço de Chocolate



Levei de sobremesa no almoço na casa da Sueli. Receita do Chef Alvaro Rodrigues (Sirva com sorvete de creme)

Ingredientes:

Massa:

6 gemas de ovos peneiradas
240g açúcar peneirado

70 ml de leite
 150g de chocolate meio amargo picado e derretido
50g de chocolate cobertura ao leite bem picado e derretido
6 claras em neve

Recheio:
300ml creme de leite bem gelado
50g açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (café) essência de rum (ou outra...)
75g coco ralado fresco ou hidratado
75g cerejas ao maraschino escorridas e picadas
50g de raspas de chocolate cobertura ao leite

Cobertura:
4 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
treliças de chocolate meio-amargo, derretido e resfriado
flores de Marzipã ou de pasta americana

Modo de Preparo:

Massa:Bata na tigela pequena da batedeira as gemas com o açúcar até obter uma gemada fofa e esbranquiçada.Junte o leite, os chocolates derretidos e mornos, bata rapidamente ou envolva com auxílio de um fouet até ficar bem uniforme.Em seguida, agregue as claras em neve e envolva até obter uma massa leve e homogênea. Distribua a massa em uma forma própria para rocambole, bem untada e polvilhada de farinha de trigo e asse em forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 15 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada e firme ao toque.Deixe amornar, desenforme e empregue na montagem.

Recheio:Bata o creme de leite gelado com o açúcar de confeiteiro e a essência até obter ponto de chantilly firme. Empregue na montagem do rocambole.

Montagem do RocamboleDesenforme o rocambole frio sobre uma folha de papel alumínio. Distribua por cima da massa todo o chantilly batido, salpique por cima com o coco ralado, as cerejas cortadas em quatro e bem escorridas, as raspas de chocolate e enrole com auxílio do próprio papel alumínio, formando um rocambole firme e bem roliço.Deixe o rocambole gelar por algumas horas ou até o dia seguinte.No momento de servir, coloque o rocambole em um prato próprio para rocambole e decore-o a gosto.Sirva este delicioso rocambole acompanhado de Sorvete de Creme ou de chantilly batido em ponto firme.

Um comentário:

  1. tricia cara fika mto dificil continuar com a RA desta maneira. q bolos lindos. to babando literalmente naum vou mais entrar no seu blog pq é arriscado eu quebrar meu teclado molhando ele desta maneira rsrsrs bjão.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre!