quinta-feira, 25 de março de 2010

Pão Rústico Europeu



Mais uma receita da Sarah, minha amiga que mora na França, vou passar a receita dela na íntegra como ela me passou. Esse pão fica com a casca super crocante, é uma delicia!

Dica: Ela penera um pouco de farinha de trigo sobre a massa pra ficar rústico, como eles gostam na Europa, eu tambem fiz assim!
500g de farinha de trigo
300ml de agua
1.5 c ch de sal
1 c sp de açucar
1 c sp de azeite de Oliva
10g de fermento biologico seco


modo....
.
ciclo (pao basico...prog=1 ele tem duas sovas) terminou a ultima sova desligue a maquina deixe repousar 1h .........depois sove "somente +1vez, depois disso evite de manipular demais a massa(essa ultima sova EU faço c as maos p evitar de perder todas as bolhas de ar, tiro da maquina dou uma sovadinha rapida e ja faço minha bola) .... faça uma bola e achatada e ponha no pirex ja forrado c papel aluminio cubre com a tampa do pirex e deixe repousar +1h ja dentro do forno
somente abro o pirex p dar um ligeiro spray de agua tanto no pao quanto na tampa .... nem me dou ao trabalho de fazer cortes, pois essa massa é muito humida e corre o risco de rasga-la
de volta a forma p forno 240C SEM PREAQUECER... Aprox. 40 min.

obs. eu não tinha um pirex com tampa, então eu usei dois pirex redondos do mesmo tamanho, usei um como tampa.

pode fazer em forma de aluminio tambem, desde que tenha uma tampa, mas daí não dá pra ir olhando se já está dourado.

O segredo dessa receita é borrifar agua na massa e na tampa antes de colocar no forno, sem pré aquecer, é isso que vai dar a crocância na casca, outras receitas de pão salgado podem ser usadas.

3 comentários:

  1. Menina, que pão mais bonito este que você fez! Amei, vou levar a receita comigo e testar assim que me animar a fazer pão!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! faz sim, vc vai gostar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Passo aqui sempre que posso e adoro o capricho de seu blog. Parabéns querida, voce nos abençoa com receitas tão especial. Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre!